sábado, 7 de janeiro de 2012

Lhasa Apso

O Lhasa Apso é uma raça antiga, criada durante séculos apenas pelos nobres e monges do Tibete. "Lhasa" é o nome da cidade sagrada da região e "Apso" poderá ter origem em cabra, devido à pelagem lanosa, ou "leão", devido ao seu papel de protector de templos.
Tendo sido criado como um cão sentinela por monges budistas do Tibete, os Lhasa Apsos tendem a estar atentos e possuem um forte senso de audição e também um alto e forte latido que engana o seu tamanho. Eles também podem se mover muito silenciosamente, o que lhes permite surpreender intrusos, bem como familiares desavisados. O temperamento ideal de um Lhasa é muito atento a estranhos e fiel aos mais próximos a ele. O Lhasa está no rank 68 no livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, considerada a inteligência a relação entre exercício e obediência.
Saúde:O Lhasa Apso é na generalidade um cão bastante saudável. Alguns dos problemas mais verificados na raça dizem respeito a mal formações nas articulações, complicações renais e oculares.A abundante pelagem do Lhasa Apso exige cuidados particulares: o pêlo deve ser escovado todos os dias ou no máximo "dia sim, dia não", de forma a eliminar riças que poderão causar infecções na pele. Este cão perde bastante pêlo durante todo o ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário